Quantcast
Channel: Mata Atlântica –Árvores de São Paulo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 97

Como era a vegetação original da cidade de São Paulo no passado?

$
0
0
Vista do Ipiranga em 1847. Araucárias adultas sobressaindo nos capões de mata.

Vista do Ipiranga por Miguel Dutra em 1847. Araucárias adultas sobressaindo nos capões de mata e no fundo a Serra da Cantareira.

Qual era a vegetação original da cidade de São Paulo? Essa é uma resposta que não é fácil de encontrar. Depois de tantas camadas de asfalto, concreto e uma vegetação de origem estrangeira em suas ruas e jardins, o paulistano não tem como responder a essa pergunta sem muita pesquisa.

São Paulo era um ecótono – uma região de transição entre diferentes vegetações – aqui existia um mosaico de formações, e não um tapete contínuo de Mata Atlântica como aquela que vemos na Serra do Mar.

A Mata de Araucária, originária do Sul, o Cerrado, do Centro-Oeste, a Mata Atlântica de Encosta, da Serra do Mar,  e a Mata Semi-decídua, do interior do Estado, se encontravam nessa área, em um fluxo de diferentes floras. O resultado foi uma área de grande diversidade de paisagens, e provavelmente de grande beleza. Hoje,  raros são os locais dentro da Cidade onde encontramos resquícios desse antigo mosaico.

Ricardo Henrique Cardim



Viewing all articles
Browse latest Browse all 97

Trending Articles